• 2 REPERTÓRIO
    Conheça nossos trabalhos e saiba o que está em cartaz no momento
  • 3 ACONTECEU
    Saiba o que o MUDAR anda fazendo por aí
  • 4

Acamparte 2010 - Arriscando a escrever sobre ele

| |
Bom Amados,

Temos muitas coisas a compartilhar do meio Artístico cristão. Muita coisa bacana acontece, mas como um problema geral da arte. É pouco divulgado e raramente registrado. Muitas idéias que infelizmente não são discutidas ou compartilhadas. Não prometo nada... Mas com essa nova ferramenta de comunicação e expressão de idéias (Nova para nós, é claro); Temos o propósito de divulgar e comentar estas ações da arte em geral (Música, dança, teatro, artes visuais) que acontecem em nosso redor e que merece algum tipo de destaque ou não.
Mais pra frente teremos muitos assuntos relacionados ao que vivemos como Ministério para trocarmos figurinhas e opiniões com você.

Porém, estréio os textos do Blog falando de um Seminário muito abençoado que participei com o MUDAR (Ministério Unção de Arte) neste feriado: Acamparte, com o Tema 'Arrisque' realizado pelo Ministério Expressão de Amor, de Maringá. Tivemos a possibilidade de participar de oficinas com artistas profissionais e cristãos. Oportunizando assim um altíssima qualidade de técnica e de Graça de Deus. Além disso nos foi possível assistir vários espetáculos destes profissionais e suas equipes e ouvir pregadores não convencionais, que nos inspiram a ser mais criativos em nossa forma de expressar o amor de Deus.

Quem não conhece esse grupo ou esse evento. Aconselho (se é que você, meu caro leitor o aceita) Conheça! O trabalho desenvolvido por esta equipe é um exemplo de dedicação a arte e de amor ao próximo e a Deus.



Voltando ao Acamparte. Participei com o MUDAR ano passado pela primeira vez. E foi tão decisivo para nós que, nosso trabalho teve complementos artísticos e ideológicos aguçados por tudo que vivenciamos lá. E trouxemos muito disso pra Curitiba.

E este ano, já fomos conhecendo o evento, mas mesmo assim ele nos surpreende. Lá recebemos, ouvimos e entendemos a palavra de Deus da melhor forma possível (Na minha opinião é claro) através da arte. Em todos os momentos respiramos e vivemos o amor e a criatividade de Deus de forma concreta.

Falando em concreta. Vamos para o assunto concreto!
Primeiro vou comentar um pouco (Porque se fosse falar tudo...esse texto ficaria enorme...rs) das oficinas que participei este ano, foram elas: Ritmos brasileiros, Jogos teatrais (Augusto Boal), Composição musical, e Teatro de Bonecos para avançados.

Ritmos brasileiros é algo maravilhoso que deve ser ministrados no coração do povo cristão. Dançar é uma delicia e saber o jeito certo e o respeito ao próximo (No caso a Dama e ao Cavaleiro) é entender a dança como sua expressão de arte mais sensível e pura. Aprendi a dançar (Wow) e sobre os oficineiros Sássa e Poli, só tenho a dizer que são pacientes e cheios da graça de Deus.

Jogos teatrais (Augusto Boal) com o oficineiro Xande (EDA) tivemos a oportunidade de ouvir sobre este teórico, diretor e dramaturgo do teatro brasileiro que é pouquíssimo mencionado no Brasil e menos ainda no meio cristão. Mas que trás ensinamentos de uma arte engajada que dialoga muito com o pensamento de vários artistas cristãos. Eu esperava ver uma as suas técnicas em ação (Confesso) mas mesmo assim a oficina foi muito bacana e bem pensada.

Composição musical foi a oficina mais objetiva e facilmente aplicável que eu participei. Foi nos ensinado a compor sem necessariamente ficarmos reféns da inspiração. Um trabalho de esforço, de conteúdo e de prática. Fora que foi ministrada pelo Henrique Cerqueira músico e compositor já conhecido e uma pessoa fantástica.

A oficina de Teatro de Bonecos com a Ysa e o Elton foi surpreendente. Eles se “arriscaram”, segundo eles mesmos; juntando a arte do boneco com a oficina de teatro para avançados, do preletor Kaio Pezzutti. Foi uma oficina bem diferente (posso falar com propriedade porque sempre faço as oficinas deles). Acredito que esta interação surtiu um efeito interessante para a pesquisa do ator. Principalmente na utilização e conhecimento do corpo. E as dicas que a Ysa e o Elton nos dão com tanto carinho para aprimoramento do manipulador de boneco ou ator bonequeiro é rica e ajuda muito a desenvolver a arte e o ministério.


É isso que trago de mais significativo de cada oficina, como eu disse; são muitos detalhes, mais que podemos posteriormente conversar mais sobre eles. Sem problemas.

Falando da noite dos Preletores. Vou parafrasear a Lunna, nossa dançarina: Foi um Ahazooooo! São realmente profissionais que sabem honrar o talento, o dom e o Deus que servem. É indescritível, gostaria que vocês vissem. Provavelmente logo terão alguns vídeos no youtube e twitaremos pra vocês. Teve Dança/Teatro de sombras, Stomp, Dança de salão, Peça de teatro, Manipulação de bonecos, Contação de história. Enfim, pra todo gosto e estilo cênico.

Já a noite de talentos. Teve toda uma variedade de expressões artísticas também. Podemos aprender muito conhecendo o trabalho de colegas de ministério de vários lugares. Inclusive de fora do Brasil. Nestas apresentações já podemos ver textos, passos e formatos estéticos variados. Pra ser sincera, muitos não me agradam por inúmeros motivos, mas isso não quer dizer que está certo ou errado, são apenas escolhas cênicas. Mesmo assim, acredito que a troca de experiência que esta noite fornece, nos faz repensar a arte que fazemos, seus objetivos e principalmente a qualidade que precisamos ter pra alcançar estes objetivos. Um deles deveria ser desmistificar que o povo cristão faz uma arte ruim ou mediócre. Que trabalhemos para que essa opinião se desfaça e que possamos alcançar mais portas abertas pra mostrar o amor de Deus.

Bom, teve outras oficinas e muitos mais detalhes do que estou escrevendo neste texto. Se você esteve lá, viu as apresentações e fez outra ou até a mesma oficina que eu e tem outras opiniões; fique a vontade para conversar conosco. Gostaria muito de saber o que você pensa sobre a arte cristã.

No momento fico por aqui...
Fiquem na Paz de Jesus e até a próxima!!!

Nádia Santos
Líder /MUDAR

Em tempo:

Segue abaixo um depoimento de um integrante do MUDAR, falando sobre sua impressão do Acamparte 2010:

Daeeee Galeraa, que a Deus possa abençoar muito vocês, esse é o meu 1° post no blog do MUDAR (Ministério Unção de Artes) to muito ansioso por aqui.

Eu estava procurando no dicionário o significado para da Palavra MUDAR e obtive várias respostas como Remover, por em outro lugar, deslocar, entre outras, mas teve uma que chamou realmente muito a atenção, para a minha vida o que mais significa a palavra MUDAR é Transformar. Nesse ano de 2010, Deus deu a nossa amada líder a sigla MUDAR para o nosso grupo, e eu digo em particular, Deus tem me dado situações que tem feito uma transformação em minha vida. E através dessas situações Deus tem dado a possibilidade de entender ainda mais os propósitos dele na minha vida. A pouquinhos dias nós participamos do dia 13 a 15 de Novembro do Acamparte, essa viagem foi muito especial para mim, pois tive vários momentos de comunhão com os outros integrantes do MUDAR e que me fez perceber o quão eles são especiais, sentimos faltas de algumas pessoas que infelizmente não puderam ir como a minha irmã Sheila rsrsrs. Deus durante essa viagem continuou a transformação em minha vida, Deus que me deu possibilidades de conhecer pessoas novas, e também o que é muito importante é que Deus me mostrou que tem que ocorrer muitas transformações em minha vida que somente é possível com a ajuda dele. Eu estou meio anestesiado por essa viagem, Deus tem colocado novos sonhos em meu coração, novos caminhos, que vai proporcionar várias transformações em minha vida. Mas então eu fico por aqui, eu falei muito e espero que vocês tenham entendido o meu sentimento agora.

Que Deus abençoe vocês

Alessandro – MUDAR (Ministério Unção de Arte)

6 comentários:

Hudson Zanoni disse...

Valeu Nádia e galera do MUDAR, como é bom saber que o conceito de Arte no meio Cristão está mudando e que vcs fazem parte dessa nova geração que fará a diferença em nosso país! Hudson Zanoni - Diretor Expressão de Amor

Unknown disse...

Ahazooooou! hehe
Como eu amo fazer parte desse Ministério...
Foram dias maravilhosos e unicos no Acamparte, tds eles são mto bons, aprendi mto!
Deus tem mto mais pra nós galera!!!
Parabéns pelo texto Nádinha!!!

Deus abençoe! =)

Erick T. disse...

Realmente foi um tempo ótimo,
tempo de plantar.

Logo logo iremos colher os frutos.
Glórias à Deus,
mto bacana o texto =)

Nádia Santos disse...

Obrigada Hudson. Esse texto só existe pq vcs realizam esse evento que é o #Acamparte. E vamos sim repensar nossa forma de transmitir o que acreditamos e fazer uma arte com mais e mais qualidade de técnica e Graça de Deus! Abs. #TamoJuntoAtéOFim

Nádia Santos disse...

Valew Lunna e Erick...Amo vcs! Eita povo bonito desse ministério ... rsrsrsr

Ju Friedrich - Make-up disse...

Nádia... É isso mesmo amiga!!!! Estamos juntas nessa. Parabéns.

Postar um comentário