• 2 REPERTÓRIO
    Conheça nossos trabalhos e saiba o que está em cartaz no momento
  • 3 ACONTECEU
    Saiba o que o MUDAR anda fazendo por aí
  • 4

Artista com Prazo de Validade

| |

É difícil ser um artista, mas ser um artista na igreja pode ser ainda mais desafiador. (Livro: A vida do Artista de Rory Noland)

Bom dia amados,

Começo este texto falando: Não desista! Você pode! Continue. Se esforce. Aprenda. Cumpra o que lhe foi pedido por Deus!

Essa sempre foi uma 'bandeira' minha... E ainda é: Começar uma reflexão sobre a arte dentro da igreja ou no meio cristão. Venho por meio deste discurso motivacional, dizer. “O Artista não tem prazo de validade!”

Quando escolhi meu curso da faculdade... (A história é longa e cheia de detalhes, então colocarei apenas o q é relevante para o assunto no momento) pensei muito sobre o que fazer da vida, (pensamento comum de todos que estão nesta situação de decisão) então, percebi que eu era uma artista, que eu fazia teatro desde os 12 anos de idade e que amava o que fazia. Me assumi enquanto artista e segui aquilo que me foi proposto por Deus desde a minha infância. (Não to aqui falando que todos que fazem arte dentro da igreja devam fazer um curso acadêmico na sua área, também não é assim... (Porém, não descarto o estudo necessário para qualquer artista). Mas estou dizendo que minha vocação, ou chamado, ou pré disposição, ou talento...enfim, como você considere politicamente correto de se afirmar; não acabou na adolescência, pelo contrário! (Já sou bem grandinha)

Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. 1 PEDRO 4:10

Ao mesmo tempo, que a igreja incentiva a música a dança e as vezes o teatro e outras linguagens artísticas; muitas vezes desestimula também... Daí você me pergunta: Como assim?

Bom... Em nossa dia a dia, dentro da igreja, somos estimulados desde pequenos com muita música e incentivados a nos envolver em grupos, ministérios, departamentos enfim... Pegamos gosto nisso, crescemos e alguns talentos aparecem. Visto que muita gente que atua no meio secular começou na igreja! Então é mais que provado que o meio que vivemos como cristãos é estimulante.

Mas muitas vezes a 'Arte' ou o 'Ser Artista' é colocado como prazo de validade. Enquanto você é criança ou adolescente é lindo te ver dançando, interpretando ou cantando. Mas quando você chega a uma certa idade, digamos: jovem adulto. Já acham que você esta perdendo tempo ou atrasado, que deveria “virar” outra coisa e deixar a arte para mais novos.
Como se te falassem: “Toma jeito menino! Vai fazer algo sério na vida!”. Pare de palhaçada. Mas é claro, isto é dito de forma comportamental, sutil e as vezes sem consciência ou reflexão. É um pensamento muito estranho...

É quase impossível não pensar em como a vida de Van Gogh teria sido
diferente se a igreja o tivesse encorajado a ser o que Deus obviamente o criou
para ser — um artista. Eu gostaria que um discípulo de Jesus, sensível e prestativo,
tivesse chamado Van Gogh em um canto e lhe dito: “Ei, Vince! Talvez
pregar não seja o seu negócio. Mas Deus lhe deu essa incrível habilidade para
pintar e desenhar. Então, por que não servir a Deus com a sua arte em vez de
tentar ser um pregador?” (Livro: A vida do Artista de Rory Noland, Pg 8 )

Artista cristão; você não tem prazo de validade. Não deixe que a pressão, circunstância ou interesses alheios te force a deixar tudo que você aprendeu em seu crescimento como pessoa e como cristão. Uma vez artista, sempre artista! (Claro, se este teu chamado for verdadeiro, e não movido por interesses “marqueteiros”). Dentro da arte existem mil caminhos e formas de vivê-la. Nunca desperdice aquilo que foi plantado em você. Busque sempre o caminho de unir habilidades (independente da função que você possa ocupar dentro de um Ministério) e não enterre o que você aprendeu no decorrer da sua trajetória! (Não é uma ordem é um pedido).

Fiquem na Paz de Jesus

Nádia Santos

Líder/MUDAR

11 comentários:

s2Tuka disse...

De primeiríssima mão resolvi comentar sobre esse post, esse livro é ótimo, indico para todos os artistas.

Abço

Erick T. disse...

Uma vez artista, artista até morrer rs

Muito bom o post!

Abrass

Unknown disse...

Ahazou!!!

Isso é uma verdade! Ainda mais nós que dançamos, as pessoas tem mania de dizer q estamos velhos para dançar... >(
Tá mais do q provado q não!

=)

Anônimo disse...

Bem legal o blog!
Gostei do texto tambem... parabens!

Unknown disse...

http://marlonadorador.blogspot.com/ Manos força ai amados estejam visitando meu blog!!! que Deus continue abençoando vocês cada vez mais!

Nádia Santos disse...

Valeu galera pela visita...e ajudem agente a divulgar o Blog. Queremos repensar o 'fazer artistico cristão' para encontrar mais portas abertas e tornar ainda mais conhecido e vivenciado o amor de Deus!

Bruno Frodo Gedeon disse...

Muito bom!! isso é bem verdade!! esse livro é otimo! Parabens!!
e o blog está muito bom!!

Bárbara disse...

Oi Nádia! Parabéns e obrigada por este post! Muito bom!!! ;) Deus te abençoe, menina! Viu, queria que você me passasse sugestões de livros cristãos sobre arte, já vi que você tem muitos pra recomendar... =) Beijão!!!

Nádia Santos disse...

Obrigada Bruno! Volte sempre...sua opinião é muito importante p/ nós...rs.(e não é clichê de telemarketing)

Nádia Santos disse...

Oi Bárbara...Valew por visitar nosso blog...Apareçaaaaa sempre!rs... Em Janeiro vou começar a indicar eventos e livros! Então nos visite regurlamente...rs. Bjs e Fica na Paz de Jesus!

www.clebersa.com.br disse...

Que beleza de texto! Infelizmente a arte na Igreja realmente é tratada como "coisa de criança". Maaaassss... caminhemos!

Postar um comentário