• 2 REPERTÓRIO
    Conheça nossos trabalhos e saiba o que está em cartaz no momento
  • 3 ACONTECEU
    Saiba o que o MUDAR anda fazendo por aí
  • 4

Coletividade ou individualidade?

| |

Paz, amados!

Bom, como comecei cedo a participar de grupos e equipes de arte, passei por muitas lideranças e tive muitos colegas de ministério. Lembro de cada líder/diretor e da maioria dos integrantes que convivi...

E como acontece em vários grupos: lideres vão e vem... Artistas vão e vem!

Mas ultimamente tenho percebido uma dificuldade maior das equipes se manterem unidas... Claro que tenho mais afinidade com a área de teatro, mas percebo isso em todas as áreas artísticas... O coletivo vem diminuindo para dar espaço ao individualismo!

No meio secular alguns grupos tem se desfeito. Muitos artistas têm optando por trabalhar sozinho e não em uma equipe fixa. A justificativa tem sido que, é muito difícil encontrar pessoas que sejam engajadas no mesmo ideal, filosofia ou causa. Outro fator é que a tolerância esta inexistente; as brigas são constantes por discordâncias, o ego é enorme e não permite a humildade de aprender com o outro ou se desculpar por algo. Claro que isso é um recorte do que eu tenho observado! Sem ser a dona da verdade!

Nos grupos cristãos de arte, percebo semelhanças. Vou sempre a congressos e retiros de artistas cristãos, converso com pessoas de inúmeras denominações, concluindo que tem muitos estágios de comprometimento com a arte e com o ministério.

Nos ministérios mais jovens, a dúvida de estar no lugar certo e fazendo algo significativo causa a falta de ‘causa’, se é que você me entende!
Acaba tendo uma divisão, ou seja, visões diferentes e muitas vezes sem solidez, do que cada integrante\artista esta fazendo ali, dedicando seu tempo ao fazer artístico; e isso acaba dividindo a equipe e a tornando sempre inconstante; com muitas idas e vindas...

Nas equipes mais maduras, algo parecido também acontece, mas em um grau um pouco mais “espiritualizado” ou ainda por pressão. Onde as oportunidades dentro da igreja se multiplicam para o artista cristão comprometido com Deus, e assim, este fica em dúvida em seguir crescendo em sua arte ou tomar um rumo totalmente diferente deslumbrando outras possibilidades.

Agora, a parte correspondente ao ego é absurda na arte, e muito mais no meio cristão, mas ela é forte e ainda é motivo de separação em equipes e grupos artísticos.

Pois é... Livre arbítrio! E não estou criticando quem escolhe outro caminho, e sim questionando os motivos desta escolha! A escolha sempre é nossa, certa ou errada!

Mas ainda sou defensora das equipes, por mais que muitas vezes me canse da dificuldade de continuar lutando pela unidade... Às vezes uma luta solitária e sem apoio!

Coletividade ou individualidade? O coletivo é uma benção... É clichê, mas juntos vamos mais longe! Tá respondido!

Fique na paz de Jesus


Lider\MUDAR



10 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo texto Nádinha...
Mto bom!
É para que possamos refletir, e entender algumas coisas...

=)

Cleber Sá dos Santos disse...

É Nádia! Pura verdade! Acho que outro déficite é o de líderes que tenham o talento de cativar e guiar as pessoas numa mesma direção. Mas isso é só uma faceta de um problema que, com certeza, é multifatorial!
Muito bom o texto! ;)

Nádia Santos disse...

Obrigada Lunna! vamos sempre refletir sobre o que nos rodeia...mal não vai fazer!

Nádia Santos disse...

Que alegria ver um comentário do @clebermpc aqui! Obrigadão pastor! Concordo com você...são muitos fatores por isso que eu mencionei ser um recorte... Faltam sim líderes que agregam, que dialogam e que são humildes pra viver na coletividade.

s2Tuka disse...

Realmente a falta de líderes que saibam extrair o melhor de seus liderados faz toda a diferença. Nada melhor do que fazer aquilo que se gosta e tem dom para fazer.


Viva ao Coletivo!

O mais importante para o meio artístico cristão de hoje:

"Que Jesus cresça e nós diminuamos"

Ótimo texto Nádia.

Nádia Santos disse...

Vivaaaa!

Anônimo disse...

Concordo Nadia, penso que em muitas lideranças o que falta e o senso de que a arte também prega e leva a bandeira do evangelho, por mais que as vezes seja engracada mas tem por objetivo Anunciar o amor de Deus... Quanto a coletividade e complicado pois a sociedade diz que nos temos que nos virar sozinhos, e um caos... Se notarmos o evangelho e expressa o trabalho coletivo, a exemplo os discípulos foram de dois em dois, um rei nunca ganhou uma batalha sozinho, acredito na coletividade e sei que ela pode fazer a diferença, a bíblia diz que e bom estar em dois pois se um cair o outro levanta!
Parabéns Nadia, um ótimo texto para refletirmos!

Nádia Santos disse...

Boa reflexão Luiz... Nosso Deus chamou 12,um grupo não é???!!!! E nosso Deus é o Criador, somos a sua imagem, feitos para criar!

Bárbara disse...

Oi Nadinha!!! Parabéns pelo texto e obrigada por compartilhar! ;)
Concordo com você, afinal antes de qualquer coisa, somos um Corpo, onde necessitamos uns dos outros. Quando o 'ser' artista está acima de ser um cristão, creio que o foco do que se faz está errado. Lembro de quando fui no Acampeteatro dos Artistas de Cristo e o Josiel disse que antes de sermos "Artistas" temos de ser "de Cristo". Que o Senhor nos ajude. =)
Beijos!!!! Deus te abençoe, amiga!

Nádia Santos disse...

Linda...Obrigada por passar por aqui...Volte sempre! Bem lembrado Bárbara... Que Deus nos ajude!

Postar um comentário