• 2 REPERTÓRIO
    Conheça nossos trabalhos e saiba o que está em cartaz no momento
  • 3 ACONTECEU
    Saiba o que o MUDAR anda fazendo por aí
  • 4

Festival de Curitiba

| |




Olá amados,
O festival de teatro de Curitiba acabou. Muitas peças este ano e um custo altíssimo para assistir grande parte delas, além disso, inventaram uma taxa de R$3,00 quando você tinha o direito de pagar meia entrada (não poderia deixar de criticar estas coisas, afinal sou uma arte-educadora e gostaria que as pessoas tivesse maior acesso a arte). Sou contra a elitização de algo que pertence ao povo, sua cultura. Como artista sei que merecemos pagamento pelo que desenvolvemos, porém, sei também que as peças mais caras tinham patrocínio, então para que cobrar tanto do público?

Críticas a parte. Quero dizer que se você é um ator, diretor e porque não, bailarino; e mora em Curitiba ou região metropolitana, e não foi assistir nenhuma peça... Nem uma gratuita de rua no domingo, que a passagem é R$ 1,00, você deve repensar qual é a qualidade da arte que você quer desenvolver, que você quer representar como um cristão artista. Porque é vendo, ouvindo e experimentando técnicas e estéticas novas que crescemos no que nos propomos a fazer, ARTE. É da referência que vem a criatividade (Claro, por natureza somos criativos, mas se pedir pra você pensar em algo que você nunca pensou, como você faria?). Não existe truque, precisa estudar e assistir coisas para ter conteúdo no que você faz. Fica a dica!


Então, como um artista deve começar a fazer sua obra? Eu recomendaria que ele começasse decidindo fazer uma obra de arte. (A arte e a Bíblia, SCHAEFFER A, Francis)


Agora se você foi assistir algo. Parabéns! Aproveite e deixe uma opinião sobre uma peça que você viu, um comentário, compartilhe conosco!


Deus abençoe você. Fique na Paz.


Nádia Santos

Líder do MUDAR









2 comentários:

Nádia Santos disse...

Fui assistir algumas peças neste festival, menos do que gostaria. Vou comentar a peça: Sete pecados q estava em cartaz no Lala. Uma peça interessante, tinham vários autores famosos, foi um recorte de trechos de peças e usavam muita mídia na passagem de cenas e no começo e encerramento, o palco tinha uma tela onde as imagens eram projetadas e os atores ficavam atras desta tela, q era bem fina. Uma direção simples do Fianni q se enriqueceu pela qualidade da atuação e pelo uso da multi mídia. Resumindo gostei e acrescentou em vários sentidos.

Super Nathan disse...

Foi legal esse Festival mas o do ano passado foi bem melhor. Assisti a peça "Os 7 Pecados" no teatro Lala Schneider, de uma cia. que nem lembro o nome. Mas foi muito bom. Interpretações marcantes e expressivas, transmitindo naturalidade até envolvente num texto bem difícil. Fora que tinha uma coisa que eu nunca tinha visto. Uma tela que cobria todo o palco, sendo que eram feitas projeções nela, mas como era bem fina, os atores interpretavam atrás dela.

Também assisti a peça Hécuba no Teatro Guaíra. Uma tragédia grega. Que tragédia mesmo! Atuações fracas, tipo de iniciantes. Eu até achei que fazia parte do estilo, mas descobri que não. Expressões que não combinavam com o diálogo, cautela excessiva nas marcações, entre outros. A atuação melhor foi a da atriz global que protagonizava mas que não lembro o nome. Eu tava meio dormindo já, aí um cara nada a ver lá morreu, aí pensei "agora vou prestar atenção". Aí acabou a peça. FUUUUUUU
A única coisa que salvou foi o canto gregoriano, que foi muito bem cantado e eu gosto muito do estilo. Como atores eram bons cantores rçrçrç.

Postar um comentário