• 2 REPERTÓRIO
    Conheça nossos trabalhos e saiba o que está em cartaz no momento
  • 3 ACONTECEU
    Saiba o que o MUDAR anda fazendo por aí
  • 4

Jogos Teatrais

| |
FELIZ ANO NOVO!

No MUDAR, o trabalho não para, e já começamos postando um artigo sobre jogos teatrais, para que você já comece o ano aprofundando seus conhecimentos, se aperfeiçoando em prol do Reino e das pessoas! Amanhã, um artigo com indicações de bons livros para o cristão artista. Fiquem de olho no blog e nos perfis nas redes sociais porque esse ano queremos mostrar muita coisa boa!




Nathan
Q.G. Mídia




Paz Amados,

A postagem de hoje é sobre Jogos teatrais! Tenho ministrado esta oficina há algum tempo em eventos e retiros para artistas, particularmente acredito que os Jogos teatrais são um meio de desenvolvimento pessoal muito eficaz para atores e não atores. 

Mas falando especificamente para os atores e atrizes; ele se faz necessário. Incentivo realizar pelo menos um jogo teatral a cada ensaio, assim, você perceberá que a equipe fica mais unida, concentrada e ao longo da prática mais desenvolvida em aspectos motores, de fala e de segurança em cena. Indico vídeos (facilmente encontrados no Youtube) do grupo Improváveis, que realizam espetáculos de jogos de improviso.
Separei alguns jogos teatrais para incentivar você a se divertir e se desenvolver em equipe!



FALA OCULTA

(2 ATORES)
Cada ator do grupo pega um pedaço de papel no qual escreve uma fala simples do diálogo, jogando-a depois dentro de um chapéu. Antes de iniciar a cena, um dos atores pega uma das falas que está no chapéu, devendo incorporá-la à mesma. Ele deve construir o enredo da cena de modo que a fala do diálogo se encaixe na história sem emendas. De fato, deve ser difícil para o público adivinhar qual era a fala oculta de diálogo. O outro ator, mesmo não sabendo o conteúdo da fala oculta, deve atuar em conjunto com o colega a fim de criar a história na direção para a qual ele a estiver conduzindo. Para tomar este exercício mais desafiador, mande ambos os atores pegarem um pedaço de papel e atuarem juntos no sentido de ajudar um ao outro a emitir discretamente suas falas.

ALTER EGO
(4 ATORES)
Neste exercício, 2 atores estão no palco enquanto 2 outros permanecem fora dele. Os primeiros criam uma cena juntos, mas após cada fala do diálogo, a voz de um dos atores que está fora do palco diz simultaneamente o que o personagem está realmente pensando. Aqui, dar e receber é um elemento integral, como o é a capacidade de ouvir. A mesma técnica utilizada no exercício da Cena Dupla se faz neste. Os atores no palco, sabedores do que seus alter egos estão dizendo, podem utilizar a informação para influenciar o modo como seus personagens comportam-se e reagem um ao outro.


SEM PERGUNTAS
(2 ATORES)
Esta é uma cena na qual tomam parte 2 pessoas, tendo como única restrição a não formulação de perguntas. O propósito é fazer com que os atores se acostumem a acrescentar informações, a expandir a cena e a fazer suposições, ao invés de lançar sobre os ombros do outro ator o fardo de expandir a cena fazendo-lhe perguntas. A cena pode basear-se numa premissa simples dada pelo diretor do grupo ou pelo público.


LANÇANDO UMA IDÉIA
(3 OU 4 ATORES)
Este exercício é para criar uma idéia em conjunto. O elenco da cena é algum tipo de equipe criativa, como um grupo de executivos de vendas, desenhistas de automóveis ou produtores de filmes. Eles têm que criar um tipo de produto e construir uma campanha de publicidade em torno dele. Não deve haver negação, já que cada ator acrescenta coisas novas às idéias dos outros.


.(Extraído de Improv Comedy, Samuel Freneh ed., CA. 1991. Traduzido por Jorge Mauricio de Abreu. Colaboração do Curso de Tradução do Departamento de Letras da PUC-Rio). In Cadernos de Teatro nº 135 (out. nov. dez. de 1993) p. 07 a 12.


Fiquem na Paz,


Nádia Santos
Líder do MUDAR




0 comentários:

Postar um comentário